CONTROLE E CONFIABILIDADE DO PROCESSO


Alguns clientes definem qualidade como a ausência de defeitos no produto ou serviço oferecido, mas nem sempre a ausência total de defeitos significa que o produto tenha qualidade. Uma coisa é fato, a qualidade sempre muda porque o cliente também muda e muda rápido, cabendo à empresa no mínimo acompanhar os desejos dos clientes mas de preferência superar as expectativas e encantar o cliente.

Posto isto, analise as duas asserções a seguir:

I - Alguns produtos podem ser caracterizados como produtos com grande qualidade simplesmente pelo fato do processo de produção dele ter um nível de confiabilidade elevado, mas a confiabilidade do processo garante que o processo tenha qualidade mas não garante que o produto em si tenha qualidade.

PORQUE

II - Quem define qualidade é o cliente, segundo suas perspectivas.  

Analisando as duas asserções acima, é correto o que se afirma em:


a asserção I está errada e a II está correta


as duas asserções estão corretas, e a II justifica corretamente a I


a asserção I está correta e a II está errada


as duas asserções estão erradas


as duas asserções estão corretas, mas a II não justifica corretamente a I

Se de 1890 entregas avaliadas 62 apresentam defeitos/problemas e cada uma tem 40 oportunidades para defeitos, faça os cálculos de DPU, DPO, DPMO e a respectiva escala sigma, e assinale a seguir a alternativa que traz as respostas corretas para DPU, DPO, DPMO e a Escala Sigma, nessa ordem.


0,0012, 0,00881, 2450, 4,30


0,03280, 0,00082, 820, 4,65


0,03280, 0,00829, 1300, 5,70


0,0280, 0,00088, 2560, 4,30


0,0012, 0,0005, 230, 5,00

O Seis Sigma veio para mudar drasticamente como as empresas e os processos são controlados, focado totalmente no aumento da eficiência dos processos e, consequentemente, na redução de custos e aumento da lucratividade empresarial. Podemos dizer que o gerenciamento estatístico é tão necessário para o cidadão eficiente como aprender a ler e escrever.

Dito isto, analise as duas asserções a seguir:

I - Não há possibilidade de tratarmos de gestão da qualidade sem antes termos tratado de gerenciamento estatístico do processo e gerenciamento estatístico da qualidade, é indissociável, e com o Seis Sigma não seria diferente.

PORQUE

II - Ele usa muita estatística como embasamento para o controle do processo e a diminuição da variabilidade do processo, lembrando que quando você diminui a variabilidade do processo você aumenta (isso é inversamente proporcional) a qualidade do produto fabricado.

Analisando as duas asserções acima, é correto o que se afirma em:


as duas asserções estão corretas, mas a II não justifica corretamente a I


a asserção I está errada e a II está correta


as duas asserções estão erradas


a asserção I está correta e a II está errada


as duas asserções estão corretas, e a II justifica corretamente a I

 


7,2344; 9,1255; 13,9846


14,9312; 10,3750; 5,8187


3,9850; 9,8755; 15,2349


5,8187; 12,8340; 14, 8755


Os principais métodos estatísticos para o controle e a melhoria da qualidade podem ser agrupados por tipos diferentes, a saber:

I - controle estatístico do processo (CEP): que monitora e controla características importantes dos produtos no processo produtivo;

II - planejamento de experimentos: é vital na descoberta de variáveis que influenciam características de qualidade de interesse no processo produtivo;

III – amostragem da execução: que analisa a execução dos processos segundo critérios preestabelecidos pelos responsáveis da área;

IV - amostragem de aceitação: é vital na inspeção e classificação de uma amostra de unidades definida aleatoriamente de uma população maior.

É correto o que se afirma em:


I, IV


II, III, IV


II, IV


I, II, III


I, II, IV

Vamos aqui fazer um exercício prático sobre gráfico de controle e controle estatístico do processo (CEP). Estes dados foram retirados de uma indústria metalmecânica fabricante de eixos para motocicletas.

Com base nos dados da tabela a seguir, desenhe o gráfico de controle em seu caderno e assinale aqui a alternativa que traz corretamente quais são as amostras que são consideradas causas comuns. O limite inferior de controle é 25mm e o limite superior de controle é 32mm.


1, 2, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 12, 13, 14, 15


2, 3, 4, 5, 7, 8, 9, 10, 12, 14, 15


1, 2, 3, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 12, 13, 14, 15


2, 4, 5, 6, 8, 9, 11, 12, 13, 14, 15


1, 3, 5, 6, 7, 8, 9, 11, 12, 13, 14, 15

O diagrama de dispersão ou correlação usa de um gráfico para visualização do tipo de relacionamento que existe ali entre duas variáveis, sejam elas quais forem. Ele serve para aumentar a eficiência de métodos de controle de processo, detecção de problemas e planejamento de ações de melhoria futuras com eficiência e pontualidade.

Foram coletadas amostras de dados de idade, peso e altura de uma comunidade de uma pequena cidade brasileira. Os resultados foram:

A partir destes dados, o pesquisador quis averiguar se existe correlação entre idade e peso dos habitantes daquela comunidade, e obteve o seguinte gráfico:

Analisando este gráfico de correlação, você conclui que:


existe fraca correlação positiva entre idade e peso


existe fraca correlação negativa entre idade e peso


existe forte correlação negativa entre idade e peso


não existe correlação entre idade e peso


existe forte correlação positiva entre idade e peso

De um total de 1890 entregas realizadas por uma transportadora, 62 apresentaram defeitos/problemas. Assinale a alternativa que traz corretamente a proporção de defeituosos (p) e o rendimento final (Yfinal), respectivamente.


32,80% e 67,20%


15,90% e 84,10%


67,20% e 32,80%


96,72% e 3,28%


3,28% e 96,72%

Na quarta etapa do DMAIC, improve ou melhoria, é a hora de propor, priorizar, testar, e executar soluções para o problema analisado com base nas causas raízes comprovadas na fase anterior de análise do DMAIC. Essas propostas de melhorias serão implementadas sempre com a utilização de um plano de ação e verificando e acompanhando o impacto nos resultados obtidos das melhorias implementadas.

Logo, existem algumas perguntas para serem respondidas nesta etapa, tais como:

I - Quais são as ações de melhoria?

II - Todas essas melhorias que você propôs são passíveis de serem transformadas em soluções e implementadas?

III - É possível fazer testes para saber se essas soluções escolhidas não trarão efeitos ruins e indesejáveis ao processo?

IV - De que maneira você pretende medir os resultados financeiros após a implantação do plano de ação?

Assinale a alternativa que traz de fato e verdadeiramente as perguntas que fazem parte dessa etapa 4 do DMAIC, o melhorar.


II, III, IV


II, III


I, IV


I, III, IV


I, II, III, IV

Gestão da qualidade nada mais é do que o ato ou efeito de gerir com planejamento, organização, disciplina, método, ação e proatividade, todas as nuances e ferramentas que levam a melhoria da qualidade do processo e do produto. Gerir a qualidade não é tarefa fácil nem muito menos simples, pois exige do gestor habilidades essenciais como:

I – trabalho em equipe;

II – comprometimento;

III – proatividade;

IV – engajamento;

V – envolvimento;

VI – simpatia;

VII – disciplina;

VIII – organização;

IX – assertividade;

X – confiabilidade.

É correto o que se afirma em:


I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X


III, IV, V, VII, VIII, IX, X


I, II, III, IV, V, VII, VIII, IX, X


II, III, IV, V, VI, VIII, IX, X


II, IV, V, VI, VII, VIII, X

Páginas: 123